quarta-feira, 6 de maio de 2009

Irmãos Guissé (Senegal) no SESC Juazeiro

O SESC Juazeiro apresenta nesta sexta-feira, dia 08 de maio, o show do grupo senegalês Irmãos Guissé.

O evento terá início às 20h e será realizado no Teatro SESC Patativa do Assaré.

A Entrada será de apenas R$ 3,00, pois faz parte do projeto Meia Para Todos, desenvolvido pela instituição em alguns eventos.

Contato para mais informações:
SESC Juazeiro: (88) 3512.3355 (ramal 218 e 219)

Veja mais informações sobre o grupo Irmãos Guissé logo abaixo:

Os Irmãos Guissé (Frères Guissé) são um grupo de música acústica que reúne três irmãos da família Guissé: Cheikh (composição, canto e guitarra), Djiby (composição, canto e guitarra) e Aliou (percussão e canto).
Originários do Fouta, no norte do Senegal, eles cantam em várias línguas, notadamente em pulaar, sua língua materna, e em wolof, língua predominante no Senegal.

A música dos Guissé é sobretudo para ser ouvida, com letras que expressam as preocupações do povo senegalês e africano de maneira geral.
O grupo tem-se engajado em inúmeras iniciativas e ações de caráter social e humanitário, junto a escolas, universidades e crianças de rua, fazendo de sua música uma ponte para uma maior articulação social na busca de soluções para os males que afetam os povos africanos. Em 2007, associaram-se à OSCIP brasileira «Imagem da Vida», coordenada pela fotógrafa Dirce Carrion, e à Embaixada do Brasil no Senegal no âmbito do projeto Olhares Cruzados, voltado à interação entre crianças do Brasil, da África e de outros países da diáspora africana.

Desde 2001, o grupo efetua temporadas anuais na Holanda. Entre 2005 e 2007, realizou diversas apresentações nos Estados Unidos, com circuito que incluiu as cidades de Nova York, Kansas, Indianápolis, Atlanta e Filadélfia. Em 2006 e 2007, os Irmãos Guissé apresentaram-se ainda em Saarbruken, Munique e Frankfurt, na Alemanha. Em 2008, ademais das já tradicionais «tournées» na Holanda e na França, os Guissé participaram do Festival «Austin City Limits», em Austin, Texas.

No Continente africano, o grupo realizou concertos no Marrocos, Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Cabo Verde e Costa do Marfim.

Em fevereiro de 2008, os Guissé realizaram sua primeira «tournée» no Brasil, tendo participado dos Festivais de Jazz & Blues de Guaramiranga, Garanhus e Fortaleza e do Recbeat de Recife.

A beleza e a força do trabalho dos Guissé estão profundamente enraizadas nas tradições do Senegal e do Oeste da África. Sua música está intimamente ligada à história do Fouta e à cultura das populações que vivem ao longo do rio Senegal, enriquecidas por sonoridades contemporâneas que a tornam singular.