quinta-feira, 21 de maio de 2009

Paulista Claudio Tozzi expõe no SESC Juazeiro

Clique para ampliar

O SESC Juazeiro traz, através do projeto nacional Arte SESC, a exposição Canteiro de Obras do artista plástico Claudio Tozzi. A abertura será nesta sexta-feira, dia 22 de maio, às 19h, na galeria de exposições do SESC Juazeiro, com entrada franca.


Mais informações podem ser obtidas através do telefone (88) 3512.3355 (ramais 218 e 219).

Adicionar imagem
Leia mais informações sobre o autor das obras e a exposição no texto abaixo.

CANTEIRO DE OBRAS - EXPOSIÇÃO DE CLAUDIO TOZZI

Claudio Tozzi é paulista, artista plástico e arquiteto. Foi um dos expoentes da Geração de 60 juntamente com Antonio Dias, Gerchman, Helio Oiticica, Lygia Clark dentre outros que se destacaram do movimento de vanguarda que o físico e crítico de arte Mario Chenberg denominou de Novo Realismo. Esse grupo provocou uma ruptura de comportamento contrapondo os artistas que participavam dos circuitos oficiais.

Fruto dessa fase histórica suas obras expressam causas populares como em 1967, “Ocorrência 3114” e em 1968 “Fazei ferver a panela dos Pobres”, além de intervenções no espaço urbano sendo um dos mais conhecidos o painel “Zebra” de grandes dimensões colocadas na lateral
de um prédio na cidade de São Paulo, dentre outras importantes realizações.

Atualmente, Claudio continua pintando sendo que sua pintura mostra espaços organizados diferente do caos existente numa grande cidade como São Paulo.

”O artista é um construtor de novos territórios e sua pintura é racional, ordenada...”. “As cores puras ou matizadas são tratadas como pigmentos de luz e a vibração produzida pela cor cria uma atmosfera poética”.


Texto de Fábio Magalhães.