quinta-feira, 7 de maio de 2009

Palco Giratório: 100 Shakespeare no SESC Juazeiro


Em turnê pelo Ceará, a Cia Pia Frauss de Teatro (SP) estará entre os dias 11 e 13 de maio apresentando o espetáculo 100 Shakespeare e realizando uma oficina de iniciação à manipulação de bonecos em Juazeiro do Norte - CE.

Oficina de Iniciação à Manipulação de Bonecos

De 11 a 12 de maio de 2009, a partir das 14h, no SESC Juazeiro.
Inscrições gratuitas.

Espetáculo 100 Shakespeare – Cia Frauss de Teatro (SP)
Dia 13 de maio de 2009, quarta-feira, às 20h
Teatro SESC Patativa do Assaré – SESC Juazeiro
Entrada: R$ 3,00.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (88) 3512.3355, ramais 218 e 219.

O espetáculo também será apresentado no Teatro do SESC Crato, na terça-feira, dia 12 de maio, às 20h.
Mais informações: (88) 3523.4444.


Informações do espetáculo:

Durante o espetáculo quatro atores/manipuladores se deparam com 43 bonecos ao seu redor esperando apenas por alguém que lhes dê vida.

Suprimindo os textos e valendo-se de diversas técnicas de manipulação, como o bunraku, a luz negra e a manipulação direta, os atores movimentam os bonecos, interagindo com eles e também entre si, criando cenas que aprofundam, de forma não-convencional, os personagens schakes-pearianos, enfatizando seus medos, desejos e paixões: um boneco que perde a cabeça é Hamlet, uma boneca sensual que se relaciona com a platéia provoca Otelo em seu ciúme doentio, manipuladores juntam os próprios bonecos remetendo ao famoso banquete de Titus Andrônicus – eis o caminho da montagem, feita quase sem o uso da palavra.

“Cenas-sínteses”, selecionadas de nove peças do dramaturgo inglês – HAMLET, O MERCADOR DE VENEZA, ROMEU E JULIETA, MACBETH, OTELO, SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, REI LEAR, RICARDO III E TITUS ANDRÔNICUS, resultam de releituras feitas a partir das impressões pessoais de cada um que ajudou a criar esta montagem, apresentando, com humor, pontos-de-vista muito particulares sobre cada texto.


O GRUPO PIA FRAUSS

Pia Frauss – Do latim, uma “mentira contada com boa intenção”. Da diversidade de formação de seus componentes (teatro, dança, teatro de bonecos e de mascaras, circo e artes plásticas) surgiu à linha de trabalho da companhia: desenvolver uma linguagem que aprimorasse dramaticamente cada uma destas áreas e as integrasse, consolidando um repertório com características muito particulares. A não-linearidade, o pouco uso da palavra, a força das imagens, a relação boneco/ator são os elementos que caracterizam seus trabalhos. Nos seus quase 25 anos de existência, a Pia Fraus produziu 18 espetáculos, apresentando-se em 18 países nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro.